Legislativas 2019: a coerência comunista


“Um programa patriótico e de esquerda”. É assim que o PCP se apresenta às legislativas de 6 de outubro. Aumento do salário mínimo nacional para 850 euros é uma das medidas mais emblemáticas. Mas há outras, de cariz marcadamente social.


Quem passar os olhos pelo programa eleitoral do PCP perceberá, de imediato, que é um dos mais congruentes. Em primeiro lugar, porque se há partido que se mantém fiel aos propósitos ideológicos e partidários, é o PCP.

E em segundo lugar, porque não inventa, não cria medidas-bandeira para encher parangonas de jornais. Nisto, reconheço-lhes esse papel que, para o bem e para o mal, discordemos ou concordemos, é um papel de verdade para com o seu eleitorado.



Fonte: Programa do PCP às legislativas de 2019

Um dos principais medos do PCP atualmente é o crescimento do Bloco de Esquerda e da forma como o partido de Catarina Martins também defende muitas – e semelhantes ideias - propostas queridas aos comunistas.

Neste ponto de crivo ideológico, o BE leva avanço pela forma arrojada com que comunica o que pensa e onde quer chegar.

De resto, logo no Capítulo 1 do programa comunista, são claras – e antigas – as propostas (ao lermos quase que parecemos estar ante um manifesto do início do século XX):

- Portugal livre e soberano, um País que comanda o seu destino, um povo que constrói o seu futuro;
- Um País desenvolvido e solidário, onde os trabalhadores e o povo encontrem plena resposta à realização dos seus direitos e aspirações;
- A defesa dos setores produtivos e da produção nacional e a afirmação da propriedade social e do papel do Estado na economia;
- Um Estado ao serviço do povo, que efetive os direitos sociais, assegure os direitos à saúde e educação e promova a cultura;
- Um País coeso e equilibrado, a defesa do interior e do mundo rural, assente na regionalização e no ordenamento do território e numa política ambiental que salvaguarde a natureza;
- Um Portugal livre e democrático, baseado no respeito pelos direitos e liberdades, e no cumprimento da Constituição da República.

As imagens que acompanham os desígnios também são uma espécie de caixa do passado:

Fonte: Programa do PCP às legislativas de 2019

E as opções estratégicas também não desiludem:

Fonte: Programa do PCP às legislativas de 2019
Na verdade, não há volta a dar: o PCP continua a ser o partido mais fiel à sua matriz identitária, ideológica e política. Tudo isto, mesmo em 2019, contará! Sobretudo para o eleitorado que não cede. E acredita. E isso vale, sobretudo votos nas urnas!

Fonte: Programa do PCP às legislativas de 2019

 Para aceder ao programa do PCP, aceda aqui.

Comentários

Mensagens populares