Comunicar em tempos de Covid-19



Entramos na terceira semana de confinamento. E a vida, com a suspensão que lhe é conhecida, permanece e tem de continuar. 

Muitos de nós prosseguimos entre quatro paredes, trabalhando, cuidando dos filhos, e evitando saídas à rua para ajudar a combater uma doença que chegou e não se apresentou.

Esta semana quero falar de algo que julgo ser muito positivo e que, há muito, já estava em ascensão. Com o Covid-19, a aceleração deste processo foi e está a ser uma realidade.

Falo do comércio online e da necessidade de saber comunicar em tempos de crise.

Para muitas empresas, que têm milhares de trabalhadores em regime de teletrabalho, a aposta, nestes tempos, é precisamente o comércio online e uma comunicação cada vez maior, seja através do contacto telefónico, seja nos websites e nas redes sociais.

As redes sociais são, sem dúvida, uma ferramenta digital de grande potencial, sobretudo para levar a mensagem tão longe quanto possível.

Fazer negócios e manter algumas atividades ativas depende, em muitos casos, desta eficácia comunicacional.

É por isso que é tão decisivo saber fazê-lo, com a linguagem certa, clara e focada. Só assim é possível continuar a resistir.

Seja como for, o rombo económico que irá sair depois desta crise sanitária, é enorme, e talvez o maior depois da II Grande Guerra, como estimam muitos analistas.

Até lá, todos e cada um de nós, tem a obrigação de fazer tudo o que é possível para ajudar a manter os negócios e as empresas vivas. Só assim, com a ajuda de todos, conseguiremos estancar o problema. Será duro? Muito. Mas nada é eterno, ainda que, depois disto, nada será como antes.

A todos os ouvintes da Antena Livre, um pedido, fiquem seguros e, se possível, fiquem em casa.

*Crónica de 30 de março, na Antena Livre, 89.7, Abrantes. OUVIR.

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