Comunicar em tempos de Covid-19
Entramos na terceira semana de confinamento. E a vida, com a
suspensão que lhe é conhecida, permanece e tem de continuar.
Muitos de nós prosseguimos entre quatro paredes,
trabalhando, cuidando dos filhos, e evitando saídas à rua para ajudar a combater
uma doença que chegou e não se apresentou.
Esta semana quero falar de algo que julgo ser muito positivo
e que, há muito, já estava em ascensão. Com o Covid-19, a aceleração deste
processo foi e está a ser uma realidade.
Falo do comércio online e da necessidade de saber comunicar em tempos de crise.
Falo do comércio online e da necessidade de saber comunicar em tempos de crise.
Para muitas empresas, que têm milhares de trabalhadores em regime de teletrabalho, a aposta, nestes tempos, é precisamente o comércio online e uma comunicação cada vez maior, seja através do contacto telefónico, seja nos websites e nas redes sociais.
As redes sociais são, sem dúvida, uma ferramenta digital de grande potencial, sobretudo para levar a mensagem tão longe quanto possível.
Fazer negócios e manter algumas atividades ativas depende,
em muitos casos, desta eficácia comunicacional.
É por isso que é tão decisivo saber fazê-lo, com a linguagem
certa, clara e focada. Só assim é possível continuar a resistir.
Seja como for, o rombo económico que irá sair depois desta
crise sanitária, é enorme, e talvez o maior depois da II Grande Guerra, como
estimam muitos analistas.
Até lá, todos e cada um de nós, tem a obrigação de fazer
tudo o que é possível para ajudar a manter os negócios e as empresas vivas. Só
assim, com a ajuda de todos, conseguiremos estancar o problema. Será duro?
Muito. Mas nada é eterno, ainda que, depois disto, nada será como antes.
A todos os ouvintes da Antena Livre, um pedido, fiquem
seguros e, se possível, fiquem em casa.
*Crónica de 30 de março, na Antena Livre, 89.7, Abrantes. OUVIR.
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