Covid-19: o incontornável acontecimento de 2020

2020 é daqueles anos em que, por mais que queiramos, não lhe conseguimos escapar. E nós, o Mundo inteiro, bem que tentámos.

Ficará para a História Moderna como o acontecimento incontornável deste ano de 2020. 

Virou as nossas vidas do avesso, destruiu economias, abalou as estruturas sociais e levou-nos muita gente, numa espécie de anestesia, que só nos fez cair em nós, quando começámos todos a perceber que era real. 

Tudo o que possa dizer são, pois, lugares-comuns, sem qualquer tipo de significado. Já o sentimos suficientemente bem na pele para sabermos que fizemos uma caminhada muito dura, sobretudo desde março.

Atravessámos linhas que nunca tínhamos pisado, tivemos de nos reinventar enquanto pessoas, adaptar o que somos a uma nova vida, deixando de lado parte do melhor que temos: as nossas emoções, o amor, a família, os amigos.

Hoje estamos mais fortes, criámos defesas que não sabíamos sequer que tínhamos. A provação de 2020, acredito, terá de servir para qualquer coisa, no nosso futuro, que, mesmo antes desta pandemia, já era incerto.

Temos, hoje, ainda mais responsabilidade nos problemas que, enquanto Humanidade, temos pela frente: as alterações climáticas, o problema da escassez de água mundial - que será, na minha opinião, um dos mais graves que vamos enfrentar -, a luta conta o ódio, que se adensa em tantos países desta Era. 

Cá dentro, ainda não sei se isto fez de nos pessoas melhores. Às vezes acho que sim, outras tenho muitas dúvidas.

Seja como for, temos à nossa frente, um futuro e desafios ainda mais exigentes, porque este tombo vai exigir ainda mais de nós. Disso não tenho quaisquer dúvidas.

Há agora a esperança da vacina que, acredito, nos vai ajudar a contornar o problema. Não nos trará as nossas vidas de volta, porque esta pandemia foi tal que não creio que sejamos os mesmos depois disto. Cada um em particular irá ser determinante para o coletivo que virá. E essa estrutura, social, será o que todos juntos fizermos dela.

Daqui a 100 anos, decerto, a Humanidade irá olhar para o início deste século à luz da História, que será sempre História. E a década de 20 que se segue será uma das mais exigentes que temos pela frente. Que tenhamos coragem para a enfrentar e para escolher o lado certo da Humanidade. 

Comentários

Mensagens populares