Marta Temido: personalidade 2020 em Portugal


2020 está aí a dar as últimas. É quase unânime que não vai deixar saudades a muitos de nós. Ainda assim, decerto que a muitos aconteceram coisas boas para recordar. Acredito que nem tudo é negro num túnel sem luz.
 

No final de mais um ano, Platonismo Político elege 4 categorias que, em nosso entender, marcaram o ano: a Personalidade do Ano 2020 em Portugal, o Acontecimento Nacional do Ano, a Personalidade Internacional do Ano e o Acontecimento Internacional do Ano. 

Começamos por Portugal e pela personalidade que consideramos ter sido a mais marcante. 

A escolha é óbvia para nós: Marta Temido, a ministra da Saúde. Foi, entre tantos outros protagonistas, políticos, a que mais se destacou. Primeiro, pela missão difícil que lhe caiu nas mãos no início de março. Gerir uma pandemia e uma crise sanitária, quando menos se espera, não será, sabemos, tarefa fácil para ninguém, nem para o mais habilitado e experiente. 

Houve muitos erros no início, sobretudo, muita falta de informação e informação errónea que se deixou passar. O Governo foi sentindo o pulso ao problema e ajustando medidas, ações, comunicações. 

Se é certo que, em muita coisa, roçou quase a incompetência – exemplo maior disso foi o caso do lar de Reguengos de Monsaraz – na verdade, Marta Temido mostrou sempre que estava cá para dar o corpo às balas, com os meios que tinha – e não tinha. Mesmo nas horas e noites mais negras, não vacilou um segundo. Mostrou, na nossa opinião, uma resiliência ímpar, e tal como todos nós, errante. 

Há nela uma imagem natural na forma como comunica e como transmite o que sente, muitas vezes não devendo deixar que isso a afete enquanto ministra.

Tremeu, mas não vacilou. Suou, mas não desistiu. António Costa teve uma ministra da Saúde à altura, que segurou o barco quando, em muitos momentos, o restante Governo andava à deriva. E sobretudo nunca se deixou influenciar pela agenda São Bento-Belém - e vice versa - no que à pandemia diz respeito. 

Nunca entrou em significativos momentos mediáticos gratuitos. Resistiu a críticas corporativas e ao escrutínio público. Arrisco dizer até que os portugueses lhe dão nota positiva no saldo do ano que agora finda.

Vimo-la, este domingo, a dar a cara pelo início do programa de vacinação contra a Covid-19. Ela mais do que ninguém mereceu estar lá. Esta vitória, que é da Ciência e da Humanidade, é também uma vitória de Marta Temido. Ela mais do que ninguém, merece viver o momento. Foi uma – senão a maior – das responsáveis que mais fez para a merecer. 

Por tudo isto, é ela a Personalidade do Ano 2020 em Portugal.

Comentários

Mensagens populares