Centro-direita cumpre reeleição em Belém

Platonismo Político esperou por resultados mais seguros para analisar a noite eleitoral das presidenciais. A vitória de Cavaco Silva, cujo valor deverá situar-se nos 55 por cento, mostra aquilo em que muitos não acreditaram: a não existência de uma segunda volta. Esta é a noite de Cavaco, mas é também a noite da direita. Cumpriu-se, no pós-25 de Abril, a obtenção de dois mandatos do centro-direita em Belém. Já se percebeu, claramente, que Manuel Alegre e José Sócrates são os grandes derrotados da noite. Ficar abaixo do valor que conseguiu há cinco anos como independente é a maior vergonha para o deputado-poeta. PS e Bloco de Esquerda devem, também, tirar ilações deste acto eleitoral. Os socialistas têm um problema em mãos há muito tempo sobretudo depois do reinado de Jorge Sampaio. A reflexão e a estratégia têm lugar nos próximos cinco anos no Largo do Rato. Já Francisco Louçã deve ter-se arrependido há muito da decisão. Perdeu muito do capital político que conquistou até aqui. Fernando Nobre desiludiu-me. Esperava que o seu humanismo ficasse à frente do incoerente Alegre. Mas o fundamentalismo que exerceu na campanha estragou tudo. O PCP ora nem mais, cumpriu o papel. Mas nota-se cada vez mais uma perda do eleitorado comunista. Quanto ao que todos chamam o ‘tiririca’ nacional, o candidato-Coelho, ao contrário do que muitos dizem, não foi a sensação deste acto eleitoral. O estilo usado nunca teve, historicamente, sucesso no nosso país. Cavaco concluirá, com incertezas, o percurso político em Belém. Não terá vida fácil. O Governo não facilitará. Ainda assim, acreditamos, só um vendaval levará Cavaco a usar a «Bomba Atómica». O País precisa, acima de tudo, de estabilidade política. Sem ela, os nossos problemas, não serão resolvidos. E para os que dizem que está perto de se concretizar o velho sonho de Sá Carneiro, em modo até amargo, é bom que não estejam tão seguros disso. «Uma maioria, um Governo e um Presidente» era um desafio muito específico num quadro conjuntural e estrutural muito próprio. Duvidamos desse futuro próximo, bem como de uma eventual dissolução parlamentar por parte do Presidente agora reeleito.

Duas notas finais: a abstenção é um fenómeno que tem sido, na última década, menosprezada pelos políticos. Há anos que alerto para a necessidade de medidas que a possam reduzir. Mas a classe política é preguiçosa e continua a não dar-lhe atenção. Um dia, ela fará mossa, e será dramático.
A segunda nota vai para o problema informático registado na tarde do dia eleitoral. É a derrota do Governo de José Sócrates em toda a linha. Dizia-me hoje, em tom de piada, um apoiante da candidatura de Alegre: «foi o PS a tentar ajudar na votação de Manuel Alegre». Pois…tem a sua piada. Mas só mesmo q.b. A confusão com o Cartão do Cidadão provou que o Governo de José Sócrates é perito em fazer anúncios com pompa e circunstância, enganar os portugueses e fingir que vivemos num País fantástico. Hoje, terá uma noite de sabor amargo. É, também, um dos grandes derrotados da noite.

Comentários

Anónimo disse…
boa análise.
bjk
gelo
Ana Clara disse…
Análise emotiva... como é sempre nestas noites! :) Beijoca
Nuno Figo disse…
Vence com 53% dos votos dos 48% que votaram.
Vence também com mais 34% que o mais próximo adversário.
Lamento que não haja uma segunda volta. O eleitorado fracturado, à esquerda, podia vir a ter outra reacção numa 2ª volta. Ou podia pensar duas vezes em fazer "votos de protesto" e dar uma outra vitória, mais expressiva, a Cavaco.

Mas a legitimidade democrática não se põe em causa, nem nunca se pode pôr: quem não votou, que se lixe. Não é ao Governo que compete apelar ao voto. É à Sociedade ou ao Estado (como quiserem) - coisa diferente do Governo, mas tantas vezes confundida.

Lamento a falta de interesse revelada pelos portugueses na altura das decisões mais importantes da sua vida pública. Cada vez mais me convenço que somos um país de Eças: falamos mal, criticamos, manifestamo-nos contra... mas somos todos, individualmente, um espelho do que criticamos. E quando é preciso mexermo-nos para mudar - alto e pára o baile!!!

Cavaco vence sem grande chama, mas vence à mesma. É isso que ficará para a história (e é isso que merece ficar para a história), não a percentagem.

Alegre e o Bloco saem derrotados. O poeta é vítima da sua posição inglória: um eterno lutador contra o regime nunca poderia ser apoiado pelo regime. O Bloco apostou no cavalo errado e encostou-se, quer queira quer não, ao partido do Governo.

O PS sai derrotado, mas o Governo PS sai vitorioso. Perdeu o candidato do partido, mas venceu o candidato do Governo.

Nobre tem um bom resultado, mas a meu ver aquém do que uma candidatura independente, numa altura de crise (social, política, económica, financeira, desportiva, religiosa, cultura, gastronómica... escolham a crise que quiserem) poderia almejar.

Defensor não merece mais que 5 palavras. Porra, já ultrapassei.

O Tiririca tem um excelente resultado, à boleia de todos aqueles que acham que a política é uma piada. Bom, pensando bem, desse ponto de vista também ficou aquém: 95% do país deve achar que a nossa política é uma comédia.

Mais 5 anos de Cavaquistão. E ou muito me engano, ou nenhuma outra figura teve tanto tempo no topo da política portuguesa no pós 25 de Abril. Nem Soares!
Nuno Figo disse…
Esqueci-me de comentar o resultado do candidato do PCP.
Pronto, já comentei. Nada há a dizer.

Também me esqueci de comentar o resultado do candidato do PP.
Ah, peço desculpa. Não tinham (e não me venham com merdas).
Ana Clara disse…
E tu não achas que há demasiadas incongruências nesta frase: «O PS sai derrotado, mas o Governo PS sai vitorioso. Perdeu o candidato do partido, mas venceu o candidato do Governo».

Pois quanto ao voto, e posso falar, bem como todos aqueles que nunca prescindiram desse direito. O que mais me irrita é isso, é o povo passar a vida a criticar e depois na hora em que pode decidir, ficar em casa

Mensagens populares