Wind of Change: o filme que quebra Muros desde 1989

Foi ontem conhecido o trailer do tão esperado filme Wind of Change, a balada que quebra Muros desde 1989, interpretada por uma banda que conta seis décadas em 2025. Já roda nos estúdios da Warner Bros, em Londres. 


O elenco é de luxo: Dominic West (“The Crown”), Alexander Dreymon (“The Last Kingdom”), Ludwig Trepte (“Generation War”), Ed Speleers ("You"), David Kross (“The Reader”) e Luke Brandon Field (“Interview With The Vampire”, “Jojo Rabbit”).

Este é o filme biográfico musical que narra a história de 60 anos de uma das bandas mais longas de todos os tempos. O filme conta o percurso de uma banda, unida pela paixão pela música, que procurou inspirar mudanças no mundo através de acordes poderosos e letras que marcaram uma Era. 

No centro do filme está o icónico hino Wind Of Change, que se tornou a banda sonora do fim da Guerra Fria, simbolizando esperança, paz e união. Através da sua música, com êxitos que vão de Rock You Like A Hurricane a Still Loving You, os Scorpions ajudaram a quebrar muros entre o Oriente e o Ocidente, deixando uma marca indelével na história e provando que são muito mais do que uma banda de música.

West interpretará Doc McGhee, o famoso empresário musical da banda, e Kross será a estrela Andrej, o amigo da banda preso do outro lado do muro de Berlim.

Para quem não conhece a história de Wind of Change, a balada foi escrita depois de a banda ter atuado no Moscow Music Peace Festival de 1989, em Moscovo, no quente mês de agosto, onde partilharam o palco com outras bandas, como Bon Jovi. A canção foi inspirada pela visão de milhares de russos a aplaudi-los - quando se tornaram a primeira banda de rock a tocar na Rússia - e em 1989, naquele festival, apesar de serem uma banda alemã.

Quando finalmente o Muro de Berlim caiu, a 9 de novembro de 1989, Wind Of Change acompanhou as cenas comoventes dos alemães de Leste a atravessar a Porta de Brandenburgo e a entrar pela primeira vez no Ocidente.

Em 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia, Wind of Change continuava mais atual do que nunca, tendo a banda de Klaus Meine reinventado a letra, adaptando-a à guerra que ainda hoje lavra no leste europeu.

Eu, serei sempre a suspeita do costume e já contei esta história vezes sem conta nesta casa. Em 2025, finalmente haverá um filme que a colocará na tela, como ela tanto merece! Porque tenho com elas uma história de amor inquebrável. E será para sempre!

Todos os artigos sobre os Scorpions no Platonismo Político, aqui

Comentários

Mensagens populares