Arraiolos: a busca de um Alentejo só nosso

Arraiolos, vila alentejana, situada no coração do Alentejo Central. Do seu casario branco e imaculado, ao castelo, passando pelos famosos tapetes, acabando na cozinha de vagar, é uma das nossas maiores preciosidades. Partimos hoje à descoberta dela!


Situada na encosta de um monte, a vila tem no nome os famosos tapetes de Arraiolos, assim como o seu peculiar castelo circular. É nela que nos perdemos neste texto onde pontuam os saberes, sabores e odores de um Alentejo único e singular.

Arraiolos apresenta vestígios da presença humana desde o Neolítico. Crê-se que a região do concelho de Arraiolos já teria uma significativa ocupação humana desde o IV Milénio a.c. D. Dinis atribuiu o primeiro foral régio a Arraiolos em 1290. Em 1305, o mesmo rei mandou edificar o castelo e tornou-o sua morada. A vila foi condado de D. Nuno Álvares Pereira, 2º Conde de Arraiolos, a partir de 1387, o qual aqui continuou durante grandes períodos da sua vida. A inclusão no distrito de Évora aconteceu em 1385. Em 1511, D. Manuel atribuiu à vila novo foral.


A partir de 1736 ficaram definidos os seus limites administrativos. Desde então foi crescendo, pouco, até ao que conhecemos hoje. Em termos culturais, como qualquer outra vila portuguesa, e em particular as alentejanas, Arraiolos tem muitos e variados locais de interesse turístico. 

O Castelo: expoente máximo da história de Portugal

Iremos apenas falar de alguns deles, a começar pelo emblemático castelo. É um dos mais bonitos do País, e está classificado como monumento nacional, compreendendo a muralha da antiga povoação e os Paços dos Alcaides. 


A sua construção teve início em 1306, após a assinatura do contrato entre o rei D. Dinis e o concelho da vila, alcaide e Juízes em 26 de novembro de 1305. Coroado no vértice pela antiga Igreja do Salvador séc. XVI, dele se vislumbra a imensidão e a beleza da paisagem circundante, permitindo um olhar distinto sobre o centro histórico da vila.

Pousada Convento de Arraiolos

A Pousada Convento de Arraiolos situa-se num Antigo Convento a 1,2 km do centro histórico da vila de Arraiolos. 


No coração de um vale, a pousada harmoniza história com design contemporâneo. Arquitetura religiosa, manuelina, mudéjar, barroca, este é um edíficio conventual resultante de sobreposição continuada de cânones arquitetónicos e ornamentais, em que predomina o aspeto geral imposto à Igreja, manuelino - mudéjar, e ao convento, barroco seiscentista. É hoje um estabelecimento de hotelaria inserido na rede Pousadas de Portugal, integrado no grupo das Pousadas Design Histórico. Vale, sem dúvida, uma visita.

Os tapetes 

Também património da vila são os Tapetes de Arraiolos, repletos de história bordada à mão por gerações de bordadeiras pelos tempos fora. São parte do artesanato mais conhecido e, provavelmente, mais antigo de Portugal. Apesar das incertezas, há estudos que comprovam que esta arte dos Tapetes de Arraiolos terá começado com os Mouros, durante o século XII. Foi desenvolvida como a conhecemos hoje no século XV, tendo atingido o seu auge no século XVIII, com os motivos florais.

A sua produção terá sido originada, primeiro, pela abundância de matéria-prima (lã, teares e um grande número de artesãos ligados à tecelagem) e, depois, pela presença e influência de tapeceiros islâmicos, que estiveram em Portugal entre os séculos VIII e XV.


Os Tapetes de Arraiolos são bordados com lãs de cores variadas, sobre uma tela de juta ou algodão. Os seus padrões mantêm os padrões clássicos, mas são cada vez mais inovadores. ‘O Tapete Está na Rua’ é o evento cultural que comemora e exalta a cultura local a que estes bordados estão ligados. Este ano decorre de 6 a 10 de junho. Por toda a vila é possível comprar um exemplar em várias lojas de souvenirs que destacam os produtos locais. 

Gastronomia ímpar

Com os seus aromas e sabores tradicionais, acompanhada pelos vinhos de castas selecionadas, pelos doces conventuais, pelos queijos e pelo mel, a cozinha de Arraiolos é feita de vagar como é típico no Alentejo.


Entre os pratos mais afamados, destacam-se os de “Porco”, de “Borrego”, de “Vitela”, as “Sopas Alentejanas”, as “Açordas” e as “Migas”. As famosas empadas de Arraiolos e a doçaria conventual pontuam igualmente à mesa refletindo a história de um povo e de um País. 

BI

População: 6606 habitantes 

Área: 684.00 km2  

Número de freguesias: 5 

Contactos da Autarquia:

Email: geral@cm-arraiolos.pt

Telefone: 266 490 240

Website: http://www.cm-arraiolos.pt 

Créditos das Fotos: Pousada Convento de Arraiolos, Secret Places, Câmara Municipal de Arraiolos.

Comentários